sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Gente da Gente - Jorginho dos mosaicos

Há 18 anos, Jorge Luis Santos Machado, mais conhecido como Jorginho, (47) veio morar em Vila Canoas. Neste período, acumulou amizades e motivos para não querer sair mais da comunidade. Ele mora na Rua Ceará e se considera amigo de todos. Jorginho se destaca pelo trabalho com cacos de cerâmicas para revestir muros e paredes internas ou externas de casas. O material é adquirido através de doação da construção civil.
Nascido em Petrópolis, começou a trabalhar com cacos após ter visto um muro de um amigo feito com o mesmo material. O primeiro trabalho feito por Jorginho foi em sua própria casa. Além de ter melhorado sua residência esteticamente, tornou o local mais salubre. Destaque para o interior da residência, totalmente revestido com caquinhos. Nada escapa de Jorginho, nem a mesa da sala.
A primeira experiência de Jorginho serviu como referência para que outros moradores o chamassem para revestir suas casas com cacos. Até hoje, ele já trabalhou em mais de 10 casas e foi solicitado, inclusive, para fazer este tipo de trabalho em outras localidades.
Jorginho define sua obra como mosaico, mesmo sem fazer referência a símbolos ou objetos. Ele afirma que é gratificante quando os moradores reconhecem seu trabalho e o elogiam.
Com o revestimento feito por Jorginho, a Rua Ceará, por exemplo, ficou mais colorida e ganhou mais vida. Um belo exemplo de que a beleza também se encontra nas coisas mais simples.

Nenhum comentário: